advertica-default-slider-image

Normas

Home  >>  Normas

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

As normas e regras para submissão de trabalhos no XII Encontro de Economia Baiana têm como objetivo preservar a qualidade técnico-científica deste evento, sendo o instrumento balizador para a Comissão Científica proceder com a seleção de artigos. Tais trabalhos devem ser formulados com vistas a contribuir para articular e aprofundar o pensamento econômico, além de propor soluções aos múltiplos desafios que estão postos para nas áreas temáticas em discussão.

ÁREAS TEMÁTICAS

ÁREA 1: ECONOMIA BAIANA

EMENTA: História Econômica da Bahia. Economia Agrícola e Industrial baiana. Setor de Serviços na Bahia. Infra-estrutura e desenvolvimento econômico baiano. Mercado de trabalho. Exclusão socioeconômica. Desigualdades sociais. Estado, sociedade e economia baiana. Nível de renda. Perfil do crescimento econômico. Finanças Públicas. Turismo. Economia do Entretenimento. Comércio Exterior. Mercado energético.

ÁREA 2: ECONOMIA BRASILEIRA, ECONOMIA REGIONAL E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

EMENTA: Economia brasileira, Economia Regional e Desenvolvimento Econômico. Aspectos teóricos relativos às três subáreas.Economia brasileira: os ciclos recentes de crescimento e recessão. A questão da desindustrialização. As visões do desenvolvimento brasileiro em debate. Mundialização econômica e implicações nas economias locais. Planejamento e desenvolvimento regional: desconcentração e relocalização industrial. Análises territoriais: tendências regionais, arranjos produtivos locais e distritos industriais. Indústria criativa e desenvolvimento local. Geografia do Desenvolvimento. Análise Regional. Gestão Tecnológica e Tecnologia da Informação. Economia Solidária. Desigualdades regionais. Economia do meio ambiente. Desenvolvimento Sustentável. Relações Inter-setoriais. Desenvolvimento Urbano. Desenvolvimento econômico e políticas públicas.

ÁREA 3: FINANCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO

EMENTA: Aspectos teóricos sobre sistema financeiro, crédito e instituições financeiras. Mercado financeiro e financiamento de investimentos. Instituições financeiras e desenvolvimento estadual, regional e nacional. Microfinanças e Microcrédito. Gargalos da economia baiana. Potencialidades para a economia baiana. Investimentos setoriais. Parceria Público Privada.

Chamadas de Artigos

SUBMISSÃO DOS ARTIGOS ATÉ 04/07/17

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO À COMISSÃO CIENTÍFICA:

1. PÚBLICO ALVO:

Pesquisadores, professores, alunos de curso superior e técnicos do setor público.

2. ÁREAS DE INTERESSE:

Economia Baiana, Desenvolvimento Regional, Financiamento do Desenvolvimento.

3. FORMATO:

Processador de textos: Word. Fonte: Times New Roman. Tamanho da letra: 12 (doze). Formato: A4. Espaçamento simples. Margens padrão (2 cm). Máximo de 25 páginas, mínimo de 10 páginas (incluindo folha de rosto, bibliografia e apêndices).

4. SISTEMA DE SELEÇÃO:

4.1. Blind Review (anonimato). As informações sobre o(s) autor(es) deverão constar apenas na folha de rosto, ficando o artigo livre de qualquer indicação que permita o reconhecimento do seu autor. Incluir na folha de rosto: área de interesse escolhida, título do artigo, nome completo do(s) autor(es), minicurrículo(s), endereço postal e eletrônico, telefone e fax do(s) autor(es).

4.2. Cada autor poderá submeter no máximo dois artigos, como autor e/ou co-autor . Os artigos podem conter no máximo três co-autores, além do autor principal.

5.TÍTULO DO ARTIGO E RESUMO:

Na segunda página, antecedendo o texto, deverão constar o título do artigo, resumo de aproximadamente 200 palavras (em português e inglês) e palavras-chave que representam o conteúdo do artigo.

6. APRESENTAÇÃO DO ARTIGO:

Deverá obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

7. OUTRAS INFORMAÇÕES:

Através do Formulário de Contato ou pelo telefone (71) 3283-7542 / (71) 3115-4728.